Foto Pisciotta

PISCIOTTA

Soluções Inteligentes



Projetos


Conheça meus projetos

DIY - Faça você mesmo




Aproveitamento de água da chuva V1


Colete água da chuva para utilizar em descarga e na irrigação do jardim

1539 Acessos - 45 Curtidas - Dificuldade

postado 19 de Julho de 2016 - atualizado 27 de Janeiro de 2018

Autor: Alex Pisciotta


Nesta série de três artigos, mostro como estou construindo um sistema de captação de água da chuva para uso em irrigação de jardim.

A primeira coisa a saber foi que eu previ o uso de água da chuva já na construção da minha casa e, por isso, instalei uma segunda caixa d'água para alimentar exclusivamente as torneiras externas (do jardim) e as descargas da casa. Eu sabia que precisaria de mais tempo para projetar um sistema de captação de água da chuva, então instalei nessa caixa uma entrada de água da rua (proveniente da concessionária de abastecimento). Assim eu garanto água nas torneiras externas e nas descargas dos banheiros mesmo sem o sistema de aproveitamento de água da chuva, garantir o nível mínimo de água nessa caixa nos períodos mais secos do ano. A bóia para entrada de água da rua é regulada para manter um nível mínimo, suficiente para garantir água por dois dias de uso reduzido (sem irrigação de jardim).

Iniciei o projeto mais modesto, pensando em manter ao máximo a estética da minha residência, sem me preocupar muito com a eficiência ou com a quantidade de água coletada.

Algumas cidades possuem programas de incentivo a quem aplica projetos de sustentabilidade, como captação de água da chuva, aquecimento de água por energia solar, e produção de eletricidade fotovoltaica. A cidade onde eu vivo também tem uma lei já promulgada concedendo desconto no IPTU, porém a lei ainda não foi aplicada porque carece de um estudo dos impactos nas contas públicas, e isso nunca é feito.

Meu maior incentivo não é financeiro, mas sim espiritual no sentido de saber que estou contribuindo para a redução do consumo de recursos do nosso planeta. Hoje minha casa já conta com aquecimento solar de água (desde 2013), captação de água da chuva (desde 2015) e geração de energia fotovoltaica (desde 2020).

Para melhor compreensão, divido este assunto em três artigos que mostram a evolução do projeto ao longo do tempo.

  • Versão 1 - inicial
  • Versão 2 - com bombeamento automático para a caixa superior
  • Versão 3 - melhorias estéticas e de eficiência

Versão 1

Minha residência possuía condutores da calha por correntes brancas, o que na minha opinião é muito bonito, e eu não queria perder esse visual bacana.

Decidi colocar 3 galões de 100 litros de capacidade cada no corredor das orquídeas, onde saíam as três correntes provenientes da calha do telhado.

Desenvolvi um sistema de captação de água que era colocado na descida das correntes, formando uma espécie de funil confeccionado com duas garrafas PET cortadas, com o gargalo para baixo, sendo a externa de 3 litros e interna de 1,5 litros com corte em 45º na parte superior, formando um plano inclinado aonde se apoiava uma tela para impedir a entrada de insetos e de detritos sólidos provenientes do telhado. O plano inclinado favorece que partículas sólidas sejam empurradas para fora pelo próprio fluxo de água, como se estivesse constantemente lavando a tela.

Dentro da garrafa menor era colocado tecido para funcionar como uma segunda etapa de filtragem, e do gargalo saía uma mangueira para o reservatório. Durante uma chuva mais pesada, quando o funil interno não comportava o volume de água devido às etapas de filtragem, o excesso de água escorria por dentro da segunda garrafa, e era conduzido pelas correntes até o solo.

Infelizmente não encontrei registros fotográficos melhores para compartilhar aqui. Essa é uma foto tirada na noite de 29 de agosto de 2015, onde lá no condutor do meio do corredor é possível ver sutilmente a minha invensão.

A seta azul na foto indica a localização do captador. Creio que neste dia eu estava instalando o segundo captador na corrente mais próxima da imagem, mas não tenho certeza disso.

Assim eu consegui captar água da chuva para posterior uso. O uso era feito através da abertura de um dos três tambores e coleta da água utilizando um balde.

Porém eu ainda não estava satisfeito. Percebi o quanto de água era desperdiçada nesse sistema, e como ele ficou feio em pouco tempo de uso! As correntes brancas logo ficaram encardidas, e espirravam muita água para os lados. As chuvas de vento as faziam chicotear nos obstáculos próximos, causando danos.

Além da baixa eficiência, eu só conseguia utilizar a água localmente, para irrigação das plantas próximas ao sistema, devido ao trabalho de coletar e transportar a água dos galões.

Eu queria um sistema mais eficiente e mais fácil de usar. Eu queria captar mais água, e ainda conseguir bombear a água para aquela caixa d'água superior que já estava preparada para este fim.

Decidi banir o uso de correntes na minha casa, e substituir por condutores de PVC. Troquei a estética pela eficiência e pela praticidade do processo, e então desenvolvi outro método para a captação de água.

Assim nasceu a versão 2 deste projeto.


Acesse aqui o artigo mostrando a versão 2 deste projeto

Até a próxima!