Logo Pisciotta

PISCIOTTA

Soluções Inteligentes

PROFESSOR

Listar
Artigos, curiosidades e muitas dicas.

Aproveite, curta, compartilhe.

Sistema de Monitoramento de baixo custo - DIY



DICA

861 Views - 22 Curtidas




Você não sabe o que fazer com seu smartphone velho? Transforme-o em um sistema de Segurança! Aqui vai uma dica muito bacana do meu amigo Edmar para você transformar seu velho celular em uma câmera de monitoramento que pode ser utilizada para aumentar a segurança da sua casa, como babá eletrônica ou ainda conversar com o seu bicho de estimação que fica o dia todo sozinho em casa.

Existe um software chamado Alfred que você encontra na sua PlayStore (ou AppleStore para quem tem iPhone) buscando por Alfred (Câmera de Segurança, Câmera IP), da Alfred Labs Inc. - um software com o símbolo de uma câmera de segurança em preto e amarelo saindo de um smartphone.


Símbolo do app na PlayStore

Depois de instalado o ícone fica com o rosto de um senhor de fraque.

Símbolo após instalação

Para utilizar o software você só precisa que o seu velho smartphone esteja com a(s) câmera(s) funcionando e com uma conexão de dados, seja WiFi ou 3G-4G, e uma conta gmail válida. A maioria dos telefones que a gente "aposenta" é porque a bateria acaba não segurando mais carga, e o restante do aparelho continua funcional. Por isso tenha em mente que você deve deixar seu aparelho ligado no carregador o tempo todo para evitar surpresas.

Para utilizar o software Alfred você precisa instalar o aplicativo no celular velho que vai filmar a área desejada e também instalar o mesmo aplicativo no celular de onde se observará as imagens. Ambos os celulares devem estar logados com a mesma conta de usuário (e-mail GMAIL) para que exista a comunicação entre os aparelhos, senão o sistema não funciona. Estando os dois conectados, abre-se o aplicativo em ambos os aparelhos, configurando um deles como CÂMERA e o outro como ESPECTADOR, e pronto! Basta fixar o "celular câmera" na posição desejada e pronto!

A fixação fica a seu critério: tem gente que cola o celular na parede com cola quente, com fita adesiva, tem gente que coloca em suportes plásticos normalmente utilizados para pendurar pano-de-prato na cozinha.... pode ser criativo.

O software permite alternar entre as câmeras frontal e traseira do celular (caso possua), e também ajusta a qualidade da imagem de acordo com a velocidade da rede. Você pode ainda enviar áudio para o local monitorado: falar com o seu bebê, com o seu animal de estimação ou botar o intruso para correr. Você pode configurar o sistema para receber notificações sempre que algum movimento for detectado, recebendo a imagem capturada naquele instante.

É possível colocar mais de um "celular-câmera" e monitorar todos eles. Também é possível adicionar outros usuários com permissão de visualizar suas câmeras acessando as configurações (símbolo de engrenagem) e o menu Círculo de Confiança, adicionando as contas gmail com as quais você deseja compartilhar suas imagens.

Alfred é um aplicativo gratuito para Android e iPhone, simples de utilizar, com bons recursos, e que lhe permite transformar smartphones antigos em uma câmera de vigilância de custo zero! Aproveite e faça você também!

Testei nos meus dispositivos e não tenho o que reclamar. Aparecem anúncios, mas a facilidade de uso e a gratuidade compensam muito!

Desenvolvedor

Confira as informações do desenvolvedor e a versão testada:

Desenvolvedor

Este foi o aplicativo que o Edmar me indicou e eu testei, mas existem inúmeras outras opções que você pode verificar:

  • WebCam com IP
  • Picket Câmera IP de vigilância
  • CCTV Câmera IP de vigilância

Atesto que não possuo qualquer vínculo com o desenvolvedor deste software e portanto não asseguro qualquer garantia sobre seu funcionamento ou compatibilidade, me eximindo de qualquer responsabilidade ou prejuízo pelo não funcionamento do sistema. Apenas compartilho a informação como uma forma de auxílio à comunidade geral sob forma de utilidade pública.